Introdução: Pediculose é uma infestação causada pelo Pediculus capitis, o piolho do couro cabeludo. Afeta principalmente escolares pelo maior contato e aglomeração em escolas. Problema de saúde pública com sintomas físicos (coceira intensa) e psicológicos (constrangimento). Objetivo: Realizar uma ação educativa para a prevenção e combate à pediculose. Metodologia: O estudo foi feito numa escola particular do bairro Roza Elze, São Cristovão/SE. Foi realizada uma palestra sobre prevenção, tratamentos, mitos e verdades sobre os piolhos e usado um jogo didático como apoio, denominado, Jogo do Piolho. Consistia em um tabuleiro humano feito em TNT com 21 casas numeradas. A cada parada era tirada uma carta que continha perguntas sobre o tema. Os responsáveis pelas crianças foram convidados a participar. Foram elaborados pré e pós testes para avaliar os conhecimentos prévios e a assimilação após o jogo, respectivamente. Resultados: Do total de 57 alunos, 35 já haviam tido piolhos, sendo a maioria meninas. 70% dos alunos achavam que era por falta de higiene e no pós-teste esse número reduziu para 6%. Os alunos pouco sabiam sobre as formas de profilaxia e associavam o piolho à falta de higiene. Com relação ao combate aos piolhos, muitos alunos demostraram não saber a forma correta, colocando como forma de tratamento o uso de sabão de coco e água ardente e no pós-teste colocaram o uso de pente fino, catação e xampu. Durante a aplicação do jogo didático, foi muito visível a empolgação dos alunos em participar da atividade. Eles usaram bem as informações dadas na palestra para responder as perguntas do jogo. Nenhum responsável compareceu. Conclusões: É preciso uma intervenção com a participação efetiva dos responsáveis e alunos na educação e atuação da escola para que se possam satisfazer as necessidades de saúde da população, buscando uma melhoria na sua qualidade de vida. O jogo proporcionou uma forma de aprendizagem mais prazerosa para relacionar a teoria com a prática.
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